terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Quatro Músicas que Denunciam Problemas Sociais


Quem não gosta de música? Eu, particularmente, sou movida a música. Parece que todo momento da minha vida precisa de uma "música de fundo" tocando - um dia ainda faço a trilha sonora da minha vida aqui no blog. Acredito que música tem a capacidade de tocar nossos corações, nos consolar em momentos tristes, nos animar em momentos felizes e nos conscientizar das coisas que, muitas vezes, estão na nossa cara, mas não vemos. Pensando nisso, aqui abaixo tem uma lista de músicas que falam de problemas da atualidade que muitos de nós conhecemos e, talvez, tenhamos passado por. 

1. Fardado - Titãs


"Fardado" faz parte do álbum lançado em 2014, Nheengatu. Vi muitos comentários negativos acerca da música, falando que ela está depreciando o trabalho dos policiais, etc. Entretanto, pelo meu ponto de vista, a música retrata como alguns integrantes do que deveria ser a "segurança pública" estão abusando do poder e se voltando contra aquilo que, teoricamente, deveriam se proteger. Achei bem legal e atual, uma vez que nos últimos dois anos, vimos vários casos nos noticiários sobre o uso desenfreado da autoridade que está ocorrendo na frota policial brasileira. Só para deixar bem claro: EU ADMIRO MUITO O TRABALHO DESSAS PESSOAS. Mas não podemos ficar cegos diante do que está ocorrendo.

2. Til It Happens To You - Lady Gaga


"Til It Happens to You" faz parte da trilha sonora do documentário "The Hunting Ground", que denuncia a cultura do estupro que existe nas universidades norte americanas. Fiquei surpresa ao escutar a música e ver o clipe porque ambos são fortes e retratam bem a realidade de algo que não existe só no Brasil.

3. Survivor - Clarice Falcão


O cover da Clarice Falcão veio carregado de significado ao colocar várias mulheres passando batom vermelho no clipe. "Survivor" mostra a questão da desigualdade de gênero que existe na nossa sociedade, visto que as mulheres, muitas vezes, são controladas por padrões e comportamentos "socialmente aceitos". Ao tornar o batom vermelho um dos seus focos, o vídeo quer passar a mensagem de que a mulher que deve dominar o que ela tem ser sexualmente, socialmente, fisicamente e intelectualmente. Não sei vocês. mas depois de ver esse clipe com mais cuidado, percebi uma forte ligação entre ele e o vídeo abaixo #EMPODERAMENTO

Jout Jout <3

4. Asa Branca - Luíz Gonzaga



Não quero ver ninguém dizendo que essa música é antiga e bla bla bla. Apesar de ter sido gravada há muito tempo, "Asa Branca" é atemporal, uma vez que retrata um problema que ainda ocorre no Brasil, só que com menor intensidade: a seca no sertão nordestino. É incrível como nós, nordestinos dos dias de hoje, conhecemos a obra musical desse homem excepcional que ficará marcado na história de nossa região tanto por difundir um gênero musical nascido aqui, quanto por retratar as mazelas que nossos antepassados sofreram e que ainda sofremos.

E aí, gostaram? Conhecem essas músicas? Conhecem outras que mostram discórdias atuais da nossa society? Me contem nos comentários! Um beijo e até o próximo post! 

Ajudem o blog a crescer e eu a ter animação para continuar postando seguindo-o nas redes sociais ao lado e compartilhando-o com os amigos e a família :)