segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Sobre a Gafe do Miss Universo 2015


Podem me julgar por dedicar um post do meu blog e parte do meu tempo para escrever sobre a gafe do Miss Universo. Vi que precisava falar sobre isso após me solidarizar com a colombiana que teve seus segundos de ganhadora para, depois, ser humilhada mundialmente ao descobrir que, na verdade, era a segunda colocada. 


Muitos dirão que concursos como esse são totalmente fúteis e desnecessários. Posso até concordar com quem diz isso, mas acredito que não devemos desmerecer o sonho de cada uma dessas mulheres. Sim, sonho. Imaginem o quão cruel deve ser o processo seletivo dessa baboseira. Imaginem a pressão diária que essas pessoas sofrem por conta de um título. Só suportamos determinadas situações se elas envolvem sonhos.


Se não consegue imaginar isso, pense em você, vestibulando, concurseiro, empreendedor ou apenas uma pessoa correndo atrás de um sonho. Imagina sofrer tanto em nome da sua nomeação, da sua vaga, da sua empresa ou de qualquer outra coisa e, do nada, ela é tirada de você. Imagine aí você ver seu nome na lista ou receber um email/SMS dizendo que você foi escolhido para ser parceiro de uma empresa, você dizer até pro cachorro do seu vizinho que você conseguiu e quando você resolve ver a mensagem novamente, recebe outra dizendo que a vaga/nomeação/parceria não era sua e que a banca/companhia sente muito pelo mal entendido. Doí né? Doí demais. 


Foi isso que eu pensei quando vi as fotos da colombiana sorrindo em um momento e, em outro, chorando por ter a coroa que tanto desejou tirada da sua cabeça sem nenhuma cerimonia com um pedido de desculpas do apresentador que, na minha opinião, não melhorou nem um pouco a situação.



Vocês acham que isso não acontece na "vida comum"? Eu provo. Há alguns anos, ocorreu um erro no sistema de mensagens de uma faculdade privada brasileira. Graças a isso, uma mensagem foi mandada a todos os candidatos do vestibular do curso de Medicina parabenizando-os por terem sido aprovados. Até quem não fez a prova recebeu a mensagem! Agora, pensem em como as pessoas que não passaram ficaram depois de receber a mensagem dizendo que foi erro no sistema e que a faculdade "sente muito" pelo desentendido? Seres humanos, entendam: mexer com o sonho dos outros e depois não fazer uma retratação digna, mesmo que seja um engano, porque nada nem ninguém é perfeito, não é legal. A todos que já passaram pelo o mesmo que a Ariadne: seu sonho é lindo e saiba que, independentemente do ocorrido, você sairá mais forte do nunca para lutar por aquilo que você deseja.