sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

{Música} "Problema Meu" e a nova fase da Clarice Falcão


Que Clarice Falcão é uma cantora incrível, todos nós sabíamos. O que não esperávamos era que a própria conseguiria se reinventar e melhorar a produção do seu conteúdo - sabe aquela frase "se melhorar, estraga"? Ela não se aplica a Clarice. Conheci-a no início de sua carreira, com o disco Monomania e, ao longo dos últimos anos, vi como ela se mostrou ser muito mais do que uma artista da indústria fonográfica.

Lembro-me até hoje de um dia que estava navegando pela time do Facebook e, no nada, vi um post "polêmico" na página da Clarice escrito pela própria, onde ela discutia acerca da descriminalização do aborto. Naquele momento, vi a Clarice emponderada que está presente no novo CD, Problema Meu.



Sua primeira produção, Monomania, é composta quase que exclusivamente de músicas sobre amar, estar apaixonado ou sofrer por amor. Apenas "Eu Esqueci de Você" mostra a indiferença perante a um amor. Além disso, esse CD possui uma pegada mais Indie - aquela música calminha - com uma presença marcante do violão. 

Problema Meu, por outro lado, inova desde as letras até no gênero preponderante. As músicas expõem o desapego que quase não foi explorado no primeiro disco - não só do amor (como em Irônico e Duet), mas também das convenções sociais (como Eu Sou Problema Meu e Vagabunda). No entanto, Clarice não abandonou totalmente o estilo apaixonado do último disco. Isso é comprovado pela música L'amour Toujours.


Imagens do dia do lançamento do CD no Spotify. Clarice foi "produzir conteúdo" hahaha

Posso até estar enganada, mas acredito que a cantora percebeu que tem talento na hora de executar músicas estrangeiras ao produzir sua versão de Survivor, do Destiny's Child. O novo CD conta com duas músicas em inglês (Duet e L'amour Toujours) que, devo dizer, conseguem ser melhores do que as de muitos gringos por ai.

Outro aspecto que vi de diferente em relação à Monomania foi o uso e abuso de outros ritmos. Clarice, nessa nova produção, "abandonou" - digo isso porque boa parte das músicas não o tem - o violão e partiu para instrumentos diversificados (como trompete, guitarra e bateria).
 



Em resumo, com Problema Meu, Clarice Falcão mostrou que veio para ficar e que não é apenas uma cantora qualquer, mas sim, uma mulher empoderada que, querendo ou não, influencia outras a seguir esse mesmo caminho.

Minhas músicas favoritas desse álbum são Irônico, Eu Sou Problema Meu, L'amour Toujours, Vinheta e, é claro, Banho de Piscina! haha - essa foi a primeira música do CD que eu escutei só por causa do tweet da Clarice.

Para quem quiser escutar o CD, aqui está ele ou você pode acessar o aplicativo do Spotify e colocar na busca "Problema Meu"


Enfim, pessoal, foi isso. Espero que tenham gostado tanto do post quanto do novo CD da Clarice =D Gostaram das músicas? Quais são suas favoritas? Vamos conversar! Um beijo e até o próximo post :)